Irmã Dulce Canonizada no Vaticano

 Em 13 de outubro de 2019, na Praça de São Pedro, no Vaticano, a baiana Irmã Dulce passa a ser chamada Santa Dulce dos Pobres, após a cerimônia de canonização que a tornou a primeira santa brasileira na manhã deste domingo.
Imagem de Santa Dulce dos Pobres na fachada da Basílica de São Pedro 
- Foto: Reprodução/TV Globo

 Além de Irmã Dulce, foram canonizados:
  • o teólogo e cardeal inglês John Henry Newmann, um dos principais intelectuais cristãos do século 19;
  • a religiosa italiana Giuseppina Vannini;
  • a religiosa indiana Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan;
  • a catequista suíça Margherita Bays.
O chamado "rito de canonização" ocorreu na missa deste domingo, celebrada pelo Papa Francisco, que após um canto de entrada, abriu a celebração e, em seguida, houve um canto de “invocação do Espírito Santo”. O ato é uma forma de pedir a Deus que o ajude a tomar uma decisão acertada.

 Depois, em uma "ladainha" — uma oração cantada —, a Igreja invocou a intercessão de todos os outros santos. Em seguida, foi lida a fórmula de canonização. Depois da leitura da fórmula, em latim, os cinco beatos foram considerados santos. A partir daí, houve um canto de comemoração e a missa seguiu como ocorre nos demais domingos.

Santa Brasileira

 Para o Vaticano Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira. Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos.

 A santa, conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente na Bahia. 

Ouça o Podcast O Assunto - apresentado pela jornalista Renata Lo Prete.

Fonte: https://g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração de Despedida e de Benção Para a Minha Mãe Querida

✝️ JESUS - RESSURREIÇÃO

Ator Daniel Lobo Morre em Santa Catarina