Ruth de Souza: Repercussão da Morte
Aos 98 anos de idade, a morte da atriz Ruth de Souza causou muita repercussão, sendo lamentada por artistas, amigos, familiares, admiradores e personalidades no domingo, 28 de julho de 2019. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Repercussão
Lázaro Ramos, ator
"Mãe Ruth, fui procurar uma foto nossa pra publicar neste dia tão triste e eis que sempre nos encontrei assim, sorrindo e oferecendo carinho um para o outro. Tô bem confuso com este momento, me faltam palavras pra te agradecer por tudo que me ofereceu, de ensinamento, de amor à cada encontro mas principalmente por ter me escolhido como um dos seus filhos. A familia que vc formou continuará. Nós seguiremos em honra a vc. Te amo profundamente."
Miguel Falabella, ator e dramaturgo
"Foi-se a querida Ruth de Souza. Tenho algumas passagens divertidas e emocionantes com ela, mas talvez a mais impressionante tenha sido ficarmos presos num elevador no almoço do Cônsul Americano. Ruth não queria usar o elevador e eu a convenci dado o grande número de andares. Ela sofria de claustrofobia. É claro que o elevador parou e eu tive que encarnar o Dalai Lama para acalma-la. No fim acabamos rindo da história. Foi uma diva e um ícone de sua geração. Graças a ela muitas portas se abriram. Que descanse em paz. Receba um beijo afetuoso e minha admiração."
Artur Xexéo, comentarista de Cultura
"Aos 98 anos, a gente pode ver a carreira que ela fez. Mais de 70 anos dedicados à arte. Foi uma trajetória bonita. Ela merece todas as homenagens e celebrações. Ela começou com 20 e poucos anos e terminou com 98, sempre em atividade. É a 'grande dama' da dramaturgia. Primeira atriz negra, venceu preconceitos, mas foi mais do que isso: foi uma grande atriz brasileira, ponto. Sua geração deu pra gente alguns dos melhores trabalhos da dramaturgia brasileira. Foi seu talento que fez com que ela quebrasse todo preconceito que havia nas artes."
Taís Araújo, atriz
"Ela veio antes de todas nós. Ela veio antes da Chica Xavier, ela veio antes da Lea Garcia, antes da Zezé Motta. Ela veio antes de muitas antes de nós. Sempre com um talento arrebatador, um profissionalismo pra se destacar, um encanto e um respeito pela profissão, quando essa profissão não era respeitada, quando atrizes não eram respeitadas nem admiradas. Ela abriu todas as portas, ela escancarou essas portas e hoje Maria Ceiça, Zezé Barbosa, Isabel Filladis, Olivia Araújo, Nara Couto, Aline Dias, Elisa Lucinda, Grace Passô, Ana Carbatti, Camila Pitanga, Roberta Rodrigues, Cinta Rosa, Vaneza Oliveira, Adriana Lessa, Dhu Moraes, Heslaine Vieira, Priscila Marinho, Pathy de Jesus, Flavia Souza, Jéssica Ellen, Luana Xavier, Cacau Protásio, Sheron Menezzes, Indira Nascimento, Thalma de Freitas, Dani Ornelas, Jeniffer Dias, Tati Tiburcio, Erika Januzza, Mariana Nunes, Sylvia Nazareth, Larissa Noel, Thainá Duarte, Marcela Gobati, Fernanda Jacob, Cris Vianna, Heloisa Jorge, Jeniffer Nascimento, Juliana Alves, Dandara Mariana, Lucy Ramos, Maria Gal, Lidi Lisboa, Larissa Luz, Kesia Estácio, Adriana Alves, Luana Xavier (e tantas outras irmãs que não citei) e eu estamos aqui graças a ela e ao seu legado. Obrigada, Dona Ruth, obrigada por toda garra, todo empenho, todo talento, toda coragem, toda humanidade, toda perseverança. Obrigada por sua existência. E tomo a liberdade de agradecer em meu nome e no de todas as mulheres desse País, até das que não têm noção da sua importância. Te amo, te amamos, te saudamos, te celebramos. Seguiremos seus ensinamentos e honraremos seu legado. Sempre."
Miriam Leitão, jornalista
"Atriz Ruth de Souza foi uma gigante das artes, da defesa do povo negro. Que privilégio foi conhecê-la querida Ruth"
Velório e Enterro
O velório de Ruth de Souza começou às 8h desta segunda-feira (29) no Theatro Municipal, no Centro do Rio, foi fechado para os familiares até as 10h, quando o espaço será aberto ao público, até as 12h. O Crematório e Cemitério da Penitência informou que o sepultamento da atriz acontecerá às 16h30 no local, em cerimônia reservada à família e amigos próximos.
Fonte:
G1
Comentários
Postar um comentário